VOCÊ SABIA?

A saúde mental é resultado da interação entre fatores genéticos, sociais, ambientais, biológicos, psicológicos e desenvolvimentais. É válido observar que não temos controle sobre a maior parte destes fatores. No entanto, podemos intervir nos fatores sociais e ambientais buscando relações interpessoais saudáveis para conviver, podemos cuidar de nossa saúde mental fazendo psicoterapia ou mesmo buscando formas de autocuidado, e assim intervir nos fatores psicológicos e desenvolvimentais, e podemos inclusive intervir em fatores biológicos e genéticos com a prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Apesar de nem tudo estar no nosso controle, podemos fazer escolhas de vida que vão garantir e promover a nossa saúde mental. Entre os fatores que garantem e interferem na saúde mental, há fatores que são modificáveis e que dependem de nós, de nossas escolhas, como por exemplo uma boa dieta, prática de atividade física, manutenção de uma boa qualidade de sono, manter hobbies e qualidade de vida, buscar apoio em relações sociais sólidas e saudáveis.

Fonte baseada em: Curso de Saúde Mental e Alimentação – 2020 com Mariana Pizarro e Mabel Pereira⠀

Mindfulness (atenção plena, em português) é um estado mental que tem a finalidade de trazer o corpo para o momento presente em que seja possível perceber pensamentos, identificar sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem, evitando as reações automáticas. [...] O mindfulness melhora o foco, o autocontrole e a produtividade, fortalece o sistema imunológico, melhora a alimentação e proporciona a diminuição da ansiedade, do estresse e de dores crônicas.⠀
É possível realizar o mindfulness por meio de práticas de meditação tradicionais, mas ela também pode ser treinada durante vários momentos do dia.⠀

• Focar em atividades cotidianas por 1 minuto (como escovar os dentes, pentear o cabelo, tomar banho) e procurar observar as sensações despertadas;⠀
• Buscar diminuir as ações automáticas e focar nas sensações, no corpo, no ambiente, no sentimento despertado e em como se manter presente;⠀
• Retomar a atenção de forma tranquila quando os momentos de distração surgirem durante atividades de meditação ou de atenção plena;⠀
• Adotar uma atitude não julgadora que aceita as situações como são e que reconhece a realidade.⠀

Fonte: Apostila do curso de Especialização em Neurociências do Comportamento pela PUC-RS em 2020. 

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VÍDEOS REFLEXIVOS

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Vamos começar nossa reflexão pensando sobre as palavras: expressão X depressão. 
Ex /pressão tem a ver com expulsar a pressão. 
Já a de /pressão tem a ver com reprimir, ceder, interiorizar a pressão. 
Se expressar nem sempre é falar e nem sempre precisa ser para o outro. Podemos nos expressar de diversas formas saudáveis. Mas sim, se expressar parece inegociável para a saúde e sanidade mental. Se expressar sabendo a hora de calar, sabendo a hora de falar, sabendo a hora de agir ou de não agir.
O que não é dito e nem expressado, sempre volta, de algum modo volta.
#pensenisso
Referência: vídeos e livros de Mario Sérgio Cortella.
Esta modalidade de Psicoterapia é estudada há tempos, em diversos países no mundo. No Brasil, isto ainda é relativamente novo, com a autorização e regulamentação pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2012. Comece agora sua psicoterapia online!
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Reflexão do dia!

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Orientação para pais.

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Você realiza suas sessões de onde estiver, basta ter um aparelho eletrônico em que possa realizar vídeo chamada. Você poderá fazer sua sessão viajando, no intervalo de seu almoço, logo no início da manhã antes de sair de casa para o trabalho. Desde que você tenha privacidade e siga as recomendações que o Psicólogo lhe der. ⠀
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Orientação para pais.

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Conflito é bom! Confronto é ruim!
O conflito é respeitoso quando falo sobre meu posicionamento. Se posicionar tem a ver com o Self, com dar uma posição, estabelecer um lugar, definir uma cerca.
Só nos posicionamos com quem importa, com quem é relevante, significativo e quem desejamos que permaneça em nossas vidas. 
O “segredo” de se posicionar está em falar de si, de suas convicções, de seus sentimentos e não falar do outro.
Já o confronto é desrespeitoso, tem haver com ultrapassar o outro, com embate, com a tentativa de coerção, convencimento. 
#pensenisso
Referência: vídeos e livros de Mário Sérgio Cortella.
Esta modalidade de Psicoterapia é estudada há tempos, em diversos países no mundo. No Brasil, isto ainda é relativamente novo, com a autorização e regulamentação pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2012. Comece agora sua psicoterapia online! ⠀
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RELAXAMENTOS

ROSEIRAL

Duração: 08:40

Descrição: Neste áudio além do benefício de um relaxamento e alcance de um estado de bem-estar e tranquilidade, é possível através do trabalho de imagens mentais obter insights positivos e transformadores sobre a resiliência e capacidade de superar adversidades que muitas vezes nos deparamos na vida.

Duração: 15:32

Descrição: Muitas pessoas sofrem antecipadamente a uma prova importante em sua vida, como por exemplo, uma prova de concurso público, vestibular e de para carteira de motorista. A ansiedade pode atrapalhar o desempenho durante a prova e prejudicar seu resultado final em uma prova, assim, este exercício é indicado para as pessoas que estão prestes a fazer uma prova importante e que desejam chegar confiantes e seguros para realizarem uma prova com total concentração e segurança. Neste áudio você poderá criar ancoras que te auxiliarão no dia de sua prova.

FLUINDO COM O RIO DA VIDA

Duração: 11:27

Descrição: Com este exercício você poderá relaxar e desfrutar dos benefícios de estar em contato profundo consigo mesmo, gozando da atenção plena e de uma viagem interior que te transportará para estados agradáveis e de serenidade. Com este áudio você poderá aprender sobre a importância de respeitar o fluxo da vida, de sair da posição de controle, de se tornar vulnerável e flexível.

Para escutar mais áudios de Meditação e Relaxamento acesse: