Psicóloga Laís Mutuberria

Slide Background
Metodologia e Técnica

Meus Métodos:

Utilizo uma abordagem transteórica que integra diferentes escolas de psicoterapia, assumindo uma postura de ecletismo na prática clínica, em um sistema aberto da moderna psicologia. As técnicas utilizadas no processo de psicoterapia de adultos são diversificadas e planejadas de acordo com a demanda e necessidade de cada paciente, sendo que, estas estão pautadas nos Conceitos da Análise Transacional, nos Princípios Comportamentais e Cognitivos, nas contribuições da PNL e da Psicologia Positiva e recursos da Hipnoterapia Ericksoniana, as quais são todas ferramentas psicoterapêuticas compreendidas como recursos práticos e objetivos, que permitem um resultado mais rápido e eficaz para as situações que o paciente busca desenvolver.

Pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico é uma é uma maneira de se compreender a realidade da nossa sociedade, abordando toda a complexidade do desenvolvimento humano, passando então a olhar não apenas o indivíduo e as atitudes que este realiza por si só, mas principalmente o contexto em que o sujeito está inserido e como as relações são estabelecidas. Este pensamento contrapõe o que foi proposto por Descartes no século XX, que era a forma de abordar a realidade que visava a fragmentação e, portanto pode ser considerada uma forma reducionista de se analisar uma sociedade com tantas complexidades.

Análise Transacional

A Análise Transacional (AT) é uma teoria de Eric Berne, dos anos 50, focada em escolhas individuais e interações sociais. Estuda a troca de estímulos entre pessoas, defendendo o potencial de sucesso e satisfação para todos. Berne simplificou os termos para serem acessíveis a todos, usando linguagem cotidiana. Suas teorias foram moldadas pela observação e ação de seus clientes, priorizando a fácil aplicação prática em cerca de qualquer situação.

Hipnose

A hipnose, praticada desde a antiguidade, foi usada historicamente por diversos povos, como egípcios e babilônios, inicialmente para tratar distúrbios nervosos. No século XX, ganhou destaque como recurso para alívio da dor, na medicina e cirurgia. No Brasil, regulamentada em 1964 e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2000, teve Milton H. Erickson como figura proeminente. Erickson, médico e psicólogo, foi um renomado hipnoterapeuta no século XX. A hipnose é um estado de consciência distinto, focado em processos internos e cooperação com o hipnoterapeuta, permitindo respostas a ideias e sentimentos como na realidade objetiva.

Metáforas

As metáforas, utilizadas desde a antiguidade, foram comuns entre os filósofos gregos e até Jesus Cristo as empregou para seus ensinamentos. São uma forma de comunicação indireta, buscando criar analogias sobre um tema específico. O objetivo é transmitir a mensagem de maneira indireta, permitindo que a pessoa a relacione com sua própria vida. Ao usar metáforas, distraímos o consciente e ativamos o inconsciente, permitindo a percepção das semelhanças entre a metáfora e a situação em questão.

PNL

A PNL explora a mente, linguagem e funcionamento cerebral para compreender a criação de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Seu método capacita o paciente a direcionar e aprimorar esse processo. As técnicas terapêuticas da PNL promovem consciência e controle sobre pensamentos, crenças e modelo de mundo, reeducando-os para gerar padrões positivos. Isso resulta em estados emocionais e comportamentais mais eficazes, fortalecendo a comunicação e impulsionando o desenvolvimento pessoal, facilitando a conquista de metas.

Teoria Cognitiva Comportamental (TCC)

O foco é mudar padrões de pensamento usando técnicas terapêuticas eficazes, com resultados de curto prazo. Incentiva-se o entendimento dos problemas para buscar novas abordagens. Durante a terapia, há a ressignificação de conteúdos geradores de emoções negativas, destacando que não são as situações, mas a interpretação delas que influencia as emoções e comportamentos. Essa abordagem defende que os pensamentos moldam sentimentos e comportamentos, assim como reações fisiológicas, sendo diretamente influenciados pela interpretação dos estímulos.

Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva, um campo recente na Psicologia, estuda fatores que geram felicidade, priorizando a promoção da saúde em vez de focar em doenças. Seu objetivo não é ignorar problemas, mas realçar aspectos positivos da vida. Ela enfatiza o bem-estar, usando ferramentas como autorresponsabilidade para capacitar cada pessoa a moldar sua realidade. Esta abordagem terapêutica se baseia em técnicas para promover saúde mental e bem-estar.

× agende sua consulta